Anúncios recentes
App
Compartilhe

Dicas para atrair atenção na combinação de acessórios

Brincos, pulseiras, colares, tornozeleiras, relógios, óculos escuros, entre outros acessórios, tem o incrível poder de realçar ainda mais a beleza feminina, bem como destacar o próprio estilo e personalidade de cada mulher.

A maneira como combinam entre si e com as roupas provocam o efeito de atração devido à harmonia.

O primeiro passo para harmonizar acessórios é se atentar às cores.

Tanto na Música quanto nas Artes Plásticas a harmonia é obtida com dissonâncias. A dissonância é algo que destoa do conjunto. Serve para quebrar monotonia e introduzir uma determinada passagem consonante e assim causar algum sentimento.

Pense num i. Um i todo numa determinada cor é monótono.

i

Agora pinte o pingo numa cor diferente e você quebrará a monotonia. A escolha das cores nessa composição dependerá do efeito que se quer produzir: austeridade, alegria, casualidade, sofisticação, etc. E a harmonia de cores serve para auxiliar nessa escolha.

Seguem algumas dicas (ou "truques") de se aplicar na combinação de cores para potencializar a atração masculina.

Homens gostam da cor azul... Verdade?

Dizem que a cor predileta dos homens é o azul. Então é por isso que é associada aos homens?

Os pais tendem a vestir seus filhinhos homens e pintar seus quartos com essa cor, como se houvesse cores de gênero.

O azul é uma cor fria e dependendo da cultura, sinônimo de melancolia. Na música, o "blues" (blue significa azul) reverencia sentimentos de melancolia e nostalgia. É a cor preponderante dum contemplativo céu com poucas nuvens e talvez por isso também é sinônimo para serenidade.

Mas por que atribuem (em linhas infantis, brinquedos, mobiliário, ícones, sinais, etc) o azul ao gênero masculino?

Segundo o círculo cromático, há 3 cores primárias (em termos de pigmentos): amarelo, azul e vermelho.

O amarelo é a cor mais chamativa que existe. Portanto, sinônimo de atenção. Por curiosidade, a cor preferida de flor pelas abelhas melíferas é o amarelo.

Já o vermelho é considerada a cor mais quente. É sinônimo de perigo ao ser humano e a muitos animais devido à cor do sangue.

O mercado não apostaria no amarelo nem no vermelho por serem cores muito distrativas (atenção e perigo respectivamente) ao tema "cor masculina". Das primárias o azul é a cor mais neutra em termos de destaque ou distração. Talvez a explicação resida aí: definição de mercado!

Isso posto, o azul pode até ser a cor predileta dos homens (segundo algumas pesquisas) mas não quer dizer que é cor de gênero e deveria ser usada igualitariamente por homens e mulheres.

Como as demais cores primárias (amarelo e vermelho), o azul é uma cor forte e tende a produzir um visual carregado quando usada isoladamente. Junto a outras cores, requer consideração para não causar uma desarmonia visual.

Algo que funciona é usar o azul como cor para destacar alguma outra majoritária. Por exemplo, um acessório todo numa determinada cor com uma pedra (ou strass, chaton, entremeio, etc) azul.

Tonalidades escuras × alegria

Tonalidades escuras são usadas para estimular uma mensagem de austeridade, seriedade, sobriedade. Ou seja, mensagens opostas à irreverência e ao ambiente festivo.

Muito usadas no trabalho (ou em ambiente solene), já que nesse tipo de local homens e mulheres querem ser levados a sério e suscitar a confiança em clientes, pares, subalternos e superiores.

E por que as pessoas usam tonalidades escuras mesmo quando não há um propósito bem definido?

Vários são os motivos pelos quais se usa tonalidades escuras mesmo em situações casuais (festivas, alegres, etc), entre eles:

  • Devido a questões práticas ou econômicas (por causa do trabalho) as pessoas acumulam vestuário nessa linha;
  • Usando tanto roupas apropriadas a ambientes sérios as pessoas se acostumam com tonalidades assim, em outras palavras: força do hábito;
  • O mercado já há muito tempo consciente do uso no trabalho tende a alimentar os públicos masculino e feminino com tonalidades escuras, ou seja, excesso de oferta (facilitando assim seu consumo).

Apesar de excessivamente usadas essas tonalidades nem sempre são as mais atraentes. Os tons pastéis (candy colors), por outro lado, se contrapõem às chatas tonalidades escuras.

É óbvio que a ocasião irá ditar sempre o estilo de roupa e acessórios a serem usados. Ambiente mais solene, tonalidades mais escuras ou neutras; ambiente mais descontraído, tonalidades mais alegres.

Combinação segura × sofisticada

Uma combinação segura com acessórios é aquela na qual se monta pares de cores. Por exemplo, brincos de pedras verdes (ou franja tassel) com uma camisa (ou sapato, calça, saia) verde. Tem como principal desvantagem a monotonia.

Já uma combinação sofisticada baseia-se em harmonia de cores do círculo cromático.

No círculo cromático há três cores primárias: amarelo, azul e vermelho. Ao se combinar as primárias formam-se as secundárias: i) amarelo + azul = verde; ii) amarelo + vermelho = laranja; iii) azul + vermelho = violeta. E ao se combinar as secundárias com as primárias formam-se as terciárias: amarelo-verde; amarelo-laranja; azul-verde; azul-violeta; vermelho-violeta; vermelho-laranja. Ou seja, a própria formação de algumas cores já é uma combinação naturalmente harmônica de acordo com os componentes envolvidos.

Além do círculo cromático, onde mais se pode obter tal sofisticação? No jardim!

No mundo da moda, as mulheres podem sempre contar com a natureza como fonte de inspiração. As flores geralmente possuem cores que estimulam a alegria e o entusiasmo. Algumas cores recebem seus nomes (ou pantones) em homenagem às espécies de flores. Entre elas: violeta, rosa, fúcsia, jasmim, lavanda, lilás e glicínia (wisteria). Muitas vezes é nelas próprias que se pode encontrar a resposta para a harmonização de cores tão importante na composição de visual.

Resumo

  • Adote o azul sem receio (inclusive para destacar outra cor, caso se queira evitar um visual carregado);
  • Explore tons pastéis (candy colors);
  • Se usar poucas cores, evite combinações seguras (em pares): brincos com mesma cor de camisa, pulseira de mesma cor de outros acessórios, etc. Em vez disso, ouse através de cores complementares, análogas, intercaladas, entre outras harmonias do estudo do círculo cromático;
  • Inspire-se na combinação natural de cores que muitas flores apresentam.
Contate-me
Email (opcional)
O que há de errado?
Email (opcional)